6 Dicas de autocuidado para o seu dia a dia ser melhor - Marilua
autocuidado

6 Dicas de autocuidado para o seu dia a dia ser melhor

Quem nunca reclamou que precisa de mais tempo para cuidar de si ou até mesmo para descansar? Ter hábitos saudáveis com o nosso corpo e saúde mental são atitudes essenciais para cuidarmos de nós mesmos. Em tempos cada vez mais ansiosos e confusos, focar no nosso bem-estar é uma maneira de nos tratarmos com mais amor e ter autocuidado.

 

Dar uma pausa na rotina é uma forma de oxigenar e resgatar as energias. Por isso, confira algumas dicas de como ter autocuidado e melhorar o seu dia a dia.

Como ter autocuidado

  1. Alimente-se bem

 

Essa talvez seja a dica mais importante, pois uma alimentação balanceada deixa o nosso corpo mais forte, mais resistente e mais preparado para enfrentar os probleminhas que surgem no dia a dia.

  1. Mantenha uma rotina de sono

 

É durante o sono que o corpo descansa, renova as energias e metaboliza vários hormônios que são essenciais para o seu bom funcionamento, como o do crescimento. Alguns hábitos podem te ajudar a ter um bom sono: durma sempre no mesmo horário, evite assistir à televisão ou mexer no computador e celular minutos antes de se deitar, durma no escuro e use um pijama confortável. 

  1. Pratique uma atividade física 

 

A prática de uma atividade física não faz bem só para o corpo e para aparência. Quando nos movimentamos, produzimos endorfina, o hormônio da felicidade, o qual proporciona bem-estar, além de qualidade de vida.  Pode ser desde uma caminhada, corrida, yoga ou pilates, qualquer atividade física conta nesse caso, mas o mais importante é que você sinta prazer em praticar.

  1. Tome um banho relaxante

 

Que tal fugir da rotina com um banho especial? Prepare o banheiro com velas perfumadas ou algumas gotinhas de óleo essencial no próprio chuveiro, coloque uma música relaxante e curta o momento. Ensaboe os cabelos e o corpo sem pressa, sentindo os aromas dos produtos e do ambiente e tentando focar a mente nesse delicioso passo de autocuidado. 

  1. Seja resiliente

 

A resiliência pode transformar situações difíceis em desafios estimulantes. Segundo a Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, profissionais que possuem essa característica conseguem manter o controle emocional diante dos problemas e lidam com a pressão sem sofrer. Para desenvolver mais resiliência, ao invés de lamentar a adversidade, tente trabalhar com positividade e buscar uma solução. Acredite mais em si mesmo e mantenha-se flexível para enfrentar diferentes desafios e aprender com eles.

  1. Crie limites claros entre trabalho e casa

 

Com a pandemia do coronavírus e muitos trabalhando de casa, a dificuldade de fazer essa separação entre trabalho e casa aumentou. Afinal, nosso trabalho está em casa. Mas é muito importante colocar limites de horário e, se possível, de espaço. Uma dica é estipular outras atividades em horários específicos para que o fim do trabalho entre na rotina. Por exemplo, todo dia às 18h30 você pode praticar atividade física ou cozinhar. Para conseguir estabelecer limites, é muito importante também aprender a dizer não.

 

Gostou dessas dicas? Para conferir mais como essas, não deixe de acompanhar nosso blog.