Passo a passo para fazer yoga em casa - Marilua
fazer yoga em casa

Passo a passo para fazer yoga em casa

Não é novidade que a prática de yoga em casa ou em qualquer lugar proporciona diversos benefícios para a saúde. Incluindo maior flexibilidade, redução de peso e melhorias na energia e humor. O que você talvez não saiba é que isso também pode beneficiar a saúde do coração.

 

Esta é uma das razões pela qual mais e mais pessoas aderem a yoga em casa, preferindo flexibilidade, pranayama, yoga nidra e mindfulness na hora de atenuar o estresse, o sono ruim e os maus pensamentos. Em aulas de yoga online ou em grupos presenciais, a prática desta atividade associa elementos que trabalham perfeitamente quando o assunto é nos acalmar, nos dar bem-estar e nos deixar em forma.

 

Aprender como fazer yoga em casa requer foco, um ambiente adequado, organização e acessórios apropriados. Para iniciantes, um professor capacitado que possa estar ao seu lado é uma recomendação que deve ser seguida. No entanto, vamos lhe dar algumas dicas para começar a praticar yoga em casa. 

Como fazer yoga em casa

 

Crie o seu ambiente de yoga

 

Semelhante ao espaço de meditação, seu ambiente de yoga deve ser numa área considerada calma, quieta e livre de distrações. Fazer yoga ao ar livre ou simplesmente na varanda da sua casa pode ser muito prazeroso. Porém, o clima é um fator impactante na sua concentração. Ventos, insetos e barulho urbano podem se tornar distrações mesmo em dias ensolarados. 

 

Escolha um horário em que esteja sozinho

 

Praticar yoga em casa exige, acima de tudo, muito foco e concentração. Sendo assim, é praticamente impossível realizar os exercícios corretamente com barulhos externos e movimentos constantes. Dessa forma, a melhor opção é fazer a atividade em um momento em que esteja sozinho. Com isso, não há preocupação em ser interrompido através de chamados ou pessoas entrando no ambiente. 

 

Escolha o tipo de yoga ideal para você

 

Os tipos de yoga que agora podem ser praticados são realmente muitos e, escolher qual praticar pode ser um pouco confuso. Existem realmente todos os tipos de yoga, do mais estático ao mais animado, do mais meditativo ao mais físico e do mais moderno ao mais tradicional.

 

É importante também levar em consideração o seu estilo de vida, deste modo os benefícios com a prática serão maiores. Se você está praticando um estilo que é muito lento ou muito dinâmico para você, poderá acabar desistindo da prática. 

Comece gradativamente

Tenha cuidado para não ultrapassar o limite do seu corpo. Comece com 20 minutos por dia, e então aumente gradualmente a duração da prática e a dificuldade das posições ao longo do tempo. Desta forma, você evitará que se sinta cansada ou que se machuque.

 

Comece com posturas mais fáceis

 

Se você começar a praticar yoga tentando posturas avançadas, provavelmente não conseguirá realizá-las e se sentirá desmotivado. Sendo assim, a melhor opção é assistir aulas online para iniciantes, de modo a aprender pouco a pouco os princípios do yoga, suas posturas, técnicas de respiração e concentração. 

 

Desse modo, você terá uma evolução gradual e segura, essencial para aproveitar todos os benefícios da atividade. Dentre as posições que podem ser testadas por você no início, destacamos as seguintes:

  • Tadasana (postura da montanha);
  • Utkatasana (postura da cadeira);
  • Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo);
  • Vrksasana (postura da árvore);
  • Trikonasana (postura do triângulo).

 

Praticar yoga em casa não é uma tarefa fácil. Para obter os resultados desejados é preciso muita dedicação e esforço para seguir à risca as aulas online e dessa forma avançar no método. Sendo assim, anote todas as dicas acima e dê os primeiros passos rumo a uma vida muito mais equilibrada e feliz.