Upcycling - Marilua
UPCYCLING

Upcycling

Você já ouviu falar em moda sustentável?

 

Recentemente, uma palavra começou a aparecer com mais frequência nas discussões no mundo da moda aqui no Brasil: upcycling. Mas, afinal, o que significa isso?

 

Para começar, upcycling é um jeito de reaproveitar alguns materiais que seriam considerados como lixo para fazer novas peças ou aumentar o tempo de uso de algumas roupas. Diferente do que consideramos como reciclagem, que utiliza maquinários pesados, a técnica do upcycling busca reaproveitar tecidos, aviamentos e readequar peças manualmente.

 

É praticamente impossível dizer quando, exatamente, a prática do upcycling começou, mas, mesmo que não tenhamos uma data específica, podemos observar que, à medida que aumentou o número de interessados ​​no conceito de sustentabilidade na moda, o desenvolvimento da reciclagem atualizada nos últimos dez anos atingiu 71% dos consumidores. Isso mostra que o negócio de reaproveitamento gera muito interesse, sendo possível perceber crescimento em negócios de aluguel, revenda e reparo de roupas.

 

Upcycling veio para durar!

 

Além disso, nas redes sociais, o assunto está em alta e já existem vários perfis e canais que oferecem tutoriais de personalização ou reforma de uma peça de roupa. No Tik Tok e Instagram, por exemplo, a principal hashtag #upcycledclothing foi vista mais de 52 milhões de vezes até abril desse ano.

 

E se você pensa que a prática está restrita à moda casual ou lojas independentes, presta bastante atenção nessa informação: grandes marcas de luxo, como a Louis Vuitton e a MiuMiu, também se renderam ao upcycling criando coleções a partir de reaproveitamentos de outras confecções. Por isso, daqui pra frente, vai ser muito mais natural vermos pessoas vestidas com roupas, bolsas e sapatos que misturam diferentes estilos de tecido e padrões de estampas.

 

O upcycling já conquistou seu espaço como mais que uma tendência para o ano: um novo jeito de fazer moda que promete durar.

 

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog para ficar por dentro!